Um livro muito interessante que trata da apropriação sócio-espacial, a construção de ações de discursos e o cruzamento com a tecnologia, como prática e vivência. Leitura imperdível para os profissionais de comunicação.
O pesquisador Angelo Serpa destaca a importância dos lugares no mundo contemporâneo para a construção de ações de discursos. O conhecimento geográfico (e prático) dos agentes envolvidos nas táticas de apropriação sócio-espacial dos meios de comunicação em Berlim e Salvador se revela ao leitor em cinco capítulos. No primeiro capítulo, a discussão relaciona mídia e lugar, embasando teórica e conceitualmente os capítulos subsequentes. O segundo e o terceiro capítulos apresentam os personagens entrevistados nas pesquisas, pontuando sua atuação e caracterizando seus lugares de ocorrência em Salvador e Berlim. No quarto capítulo, o autor mostra como a tecnologia se constrói como conhecimento prático a partir de apropriação da técnica nos lugares analisados. E, por fim, no último capítulo, o objetivo é o de compreender como os lugares são enunciados no cotidiano das duas cidades analisadas, destacando o papel da comunicação para a elaboração de representações espaciais multiescalares, que abrem esses grupos e iniciativas para o mundo.
Angelo Serpa é
professor associado do Departamento de Geografia e docente e permanente dos
Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA,
além de pesquisador do CNPq. É autor, coautor e organizador de diversos livros,
entre os quais - O espaço público na cidade contemporânea, Dilemas urbanos: novas
abordagens sobre a cidade e Turismo e paisagem, todos publicados pela Editora
Contexto.
Serpa, Angelo. Lugar e mídia / Angelo Serpa. – São Paulo : Contexto 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário