quinta-feira, 23 de maio de 2013

♯ Nasce um blog

     

    As tecnologias da informação e comunicação se tornaram extensões de nós mesmos. Pierre Lévy estava certo. As relações humanas se modificaram. A hibridização das linguagens foi inevitável. A convergência tecnológica uma fatalidade. A intervenção de um receptor capaz de resignificar conteúdos, nas atividades comunicacionais, ganha terreno a cada dia.
  A noção de comunicação como um espaço de compartilhamento, solidariedade e democratização da produção de conteúdos, criou um mundo paralelo, que acontece em outra dimensão. Porém, não menos real. A virtualidade deixou de ser fictícia para se tornar necessária, vital. De interdisciplinar a comunicação passou a ser transdisciplinar, permeando todos os saberes.
      Discute-se muito o efeito destas transformações na economia, na política, na sociedade, na educação, nas relações humanas, mas e na própria comunicação, quais foram as transformações? De que forma tudo isso afeta a profissão, o mercado, o modus operandi e o futuro da comunicação? Qual o nosso papel, como comunicadores, nesse contexto?  Quais as possibilidades ainda inexploradas? De que forma podemos desenvolver nossa criatividade para um mundo transmidiático?
       Estes entre outros questionamentos farão parte deste blog. Um blog para refletir e discutir comunicação em 360 graus: linguagens, criação, tecnologias, interação, mediação, mídias sociais, publicidade, marketing, conhecimento, conteúdo, produção, artemídia, transmídia, crossmídia, multimídia, educomunicação, políticas públicas para a comunicação, propriedade intelectual nas mídias digitais, novos saberes, formação e especialização na área da comunicação. 
  • Todos estes temas serão abordados por profissionais, especialistas, mestres, doutores, de todas áreas, mas sempre no escopo da comunicação. Faremos uma aproximação entre o universo acadêmico e profissional, abrindo espaço para o diálogo.
  •  Analisaremos as mídias, as tecnologias e as linguagens. 
  •  Conheceremos projetos de educomunicação e saberemos como estão acontecendo nas instituições de ensino e de que forma estão invadindo os ambientes de educação não-formal. 
  • Ampliaremos nossas fontes de conhecimento e inspiração através da indicação de multimeios: filmes, livros, revistas, artigos, sites e links.
  • E, claro, não poderia faltar uma programação audiovisual, já que a Farol é a mediadora deste ecossistema comunicativo. A Farol MulTV exibirá uma grade de programação com entrevistas, depoimentos, enquetes, cobertura, matérias, quadros, vídeos conceituais…a imaginação será o limite. Já que a produção deste conteúdo será coletiva. Fica aqui o convite para você atuar como entrevistador ou entrevistado. Produzir uma matéria ou mesmo a cobertura de um evento, que tenha como foco um dos campos de interesse do blog. Você entra com a ideia, o formato, e nós com os recursos para viabilizar a produção. 
  • Como a performance de todas as novas mídias e tecnologias incorpora o audiovisual como base, lançaremos desafios de produção audiovisual. A participação é aberta, a intenção é promover os talentos já existentes e/ou descobrir novos talentos.
  • Se já tiver material produzido, seja audiovisual ou em texto, que gostaria de compartilhar, envie pra gente também.
  • Somado a tudo isso ainda teremos um glossário, que estará vinculado à apresentação dos temas tratados, ao discurso dos participantes do blog. Afinal, diante de tantas transformações, ou melhor, porque não assumir, mutações, novos termos surgiram no universo das comunicações e ainda não nos apropriamos de muitos deles. Ou mesmo, precisamos retomar alguns conceitos, autores, escolas da comunicação para poder seguir em frente.
      Somos defensores de um Nova Ordem Comunicativa, que coloca a comunicação como direito humano. Não apenas comunicação no sentido de ter acesso à informação, mas, principalmente, de poder expressar sua opinião. É a habilidade das pessoas de interagirem com as tecnologias que torna mais ou menos ricas a produção e a transmissão de conteúdo. 
      Pra finalizar, ou melhor, abrir a comporta do nosso espaço de ideias e convergência, gostaria de trazer um trecho de uma entrevista concedida por Pierre Lévy, numa visita ao Brasil, em 2011. O filósofo, um dos mais importantes pensadores da cibercultura e criador do conceito de inteligência coletiva, trouxe à tona uma questão que deixou uma semente em mim e resultou na criação deste blog: "Eu penso que a inteligência coletiva das diferentes comunidades que estão se comunicando através da internet não é reflexiva o bastante. É muito difícil imaginar ou ter conhecimento sobre o modo como nós conhecemos alguma coisa, o modo como construímos nosso conhecimento…Então, eu sonho com uma situação onde possamos ter uma espécie de espelho de criação da inteligência coletiva, que nos ajudará a sermos criativos e a colaborar da melhor maneira possível. Se nós tivermos o espelho e não apenas a nossa inteligência pessoal, nossa consciência receptiva, mas um tipo de consciência reflexiva a respeito de nossa inteligência coletiva, já teremos muito…"



Veja a entrevista na íntegra, publicada pela ComCiência.
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&tipo=entrevista&edicao=70

Nenhum comentário:

Postar um comentário